terça-feira, 18 de outubro de 2011

A culpa e acusação


Quantas e quantas vezes somos apontados e não gostamos disto. Entretanto, gostamos de apontar os outros, julgar, condenar os outros e deixá-los na posição de acusados parece ser algo bom e vê-los culpados parece ser melhor. Falar de Jesus como um líder religioso é muito fácil, agora falar de Cristo com as atitudes de Cristo não queremos. Cristo nos convida a segui-lo, obedecendo-o e fazendo o que Ele fez. Apontar o dedo para o outro é muito fácil, mas experimente apontar pra você mesmo não para oprimir-se e sim para melhorar. Portanto vejamos algumas atitudes que podemos ter para não levarmos culpa e acusação para outros, mas que levemos sempre o amor e a paz.
Não repita apressadamente aquilo que ouve. Existem pessoas que escutam uma coisa aqui, outra ali dos outros e nem procura ver se de fato aquilo que foi informado tem fundamento. Seja pacificador, execute a paz, transmita paz, viva em paz e com paz. Quando repetimos uma informação sem saber se procede a informação corremos um grande risco de magoar pessoas, isso sem falar das implicações jurídicas que isso pode trazer. Repito, antes de falar o que se ouve informe-se primeiro da verdade. 
Por esses dias aconteceu algo engraçado comigo e com minha noiva. Em nosso bairro, numa rua por trás da nossa igreja abriu uma igreja e fomos informados que se tratava de uma igreja gay. E quando estávamos conversando com uns amigos nosso descobrimos que se tratava de um grupo que estudava a bíblia e que não era uma igreja gay (vale ressaltar que não tenho nada contra os homossexuais). Quando sabemos disto, rimos bastante, fui à igreja e confirmei, conversei com o pastor e por sinal o conhecia (risos). A igreja de fato precisa ser inclusiva (incluir todos através do Evangelho de Cristo). Veja como é séria essa questão de repetir o que se ouve. Quando confirmamos a verdade desmentimos a informação passada, pois já havia espalhado. Então num culto de domingo a noite informei a toda igreja a verdade. Procure sempre desmentir uma falsa informação.
E quando a informação passada for verdade? Se for verdade, mesmo assim não repita, ore. Exemplo: "Um jovem da igreja está se drogando". Se não puder ajudá-lo, cale. Melhor calar do que sair falando para um e outro. O amor consiste também em saber calar os defeitos alheios, como você também gosta que façam com os seus. Está sabendo de algo e é verdade? Chame a pessoa converse com ela e mostre através do Evangelho a vida abundante que Cristo nos dá. Seja um semeador de bondade, claro levando sempre em conta a responsabilidade humana, mas se ficarmos apenas condenando e mostrando aos outros seus erros nada será feito. A própria pessoa sabe em seu intimo que está errada, levemos soluções.
Portanto, sejamos prudentes e entendamos que o silêncio muitas vezes vale mais do que ouro. Falemos e promovamos o amor de Deus que consta deste belo Salmo:
Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!
Dêem graças ao Deus dos deuses. O seu amor dura para sempre!
Dêem graças ao Senhor dos senhores. O seu amor dura para sempre!
Ao único que faz grandes maravilhas, O seu amor dura para sempre!
que com habilidade fez os céus, O seu amor dura para sempre!
que estendeu a terra sobre as águas; O seu amor dura para sempre!
Àquele que fez os grandes luminares, O seu amor dura para sempre!
o sol para governar o dia, O seu amor dura para sempre!
a lua e as estrelas para governarem a noite; O seu amor dura para sempre!
Àquele que matou os primogênitos do Egito O seu amor dura para sempre!
e tirou Israel do meio deles O seu amor dura para sempre!
com mão poderosa e braço forte; O seu amor dura para sempre!
Àquele que dividiu o mar Vermelho O seu amor dura para sempre!
e fez Israel atravessá-lo, O seu amor dura para sempre!
mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho; O seu amor dura para sempre!
Àquele que conduziu seu povo pelo deserto, O seu amor dura para sempre!
que feriu grandes reis O seu amor dura para sempre!
e matou reis poderosos; O seu amor dura para sempre!
Seom, rei dos amorreus, O seu amor dura para sempre!
e Ogue, rei de Basã, O seu amor dura para sempre!
e deu a terra deles como herança, O seu amor dura para sempre!
como herança ao seu servo Israel; O seu amor dura para sempre!
Àquele que se lembrou de nós quando fomos humilhados O seu amor dura para sempre!
e nos livrou dos nossos adversários; O seu amor dura para sempre!
Àquele que dá alimento a todos os seres vivos. O seu amor dura para sempre!
Dêem graças ao Deus dos céus. O seu amor dura para sempre!

(Salmos 136)

NEle que não nos acusa, mas nos ama como somos!

Daniel Lima
--
Mantidos pela Graça...
Conectados pela Causa...
Chamados para uma Missão...
Marcados pelo Amor...
Que assim seja nosso caminhar!

2 comentários:

  1. pocha gostei mito desse texto. E isso que você falou da igreja gay que varias pessoas foram fofocar é verdade muitas pessoas sabem de coisas e vão falar uns para os outros e não sabe guarda pra si só, e Deus não se agrada disso né Pastor!
    Gostei muito desse texto é muito bonito. Fica na paz Pr: Daniel

    ResponderExcluir
  2. Foi como Minha Lider disse na reunião do TEATRO KADOSH
    "Quando estamos acusando alguém e apontando para ela estamos apontando também para nós mesmos, enquanto colocamos 1 dedo no rosto dele estamos apontando 4 para nós..."

    ResponderExcluir

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas