domingo, 1 de janeiro de 2012

Melhor Não Falar de Paz!

Detalhes de Paz e Prosperidade (1896), Elihu Vedder, Biblioteca do Congresso Thomas Jefferson Building, Washington

Geralmente ouvimos falar em caminhadas pela paz, onde pessoas se vestem de branco para “promoverem a paz”. Todavia poucos promovem paz em seu dia à dia. Muitos não sabem nem definir o que é paz. Igrejas, religiões, crenças, sociedade, política, cultura cada um fala algo sobre paz. Afinal, o que é paz? Paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Costumo sempre dizer que damos o que temos, se em nosso interior não temos paz, como dar paz para outro? Se não estou cheio de paz e se de violência a promoçãode paz será apenas um momento e não o meu viver. A paz é muito desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo; paz do Senhor) e um objetivo de vida. Paz é viver em paz, ter paz para dar paz, ser um meio de paz para outros, ter sempre atitudes de um pacificador sem falar nada apenas agindo. Francisco de Assis ao fim de suas celebrações e diáriamente cantava e rezava o que hoje conhecemos como a oração de São Francisco de Assis. Portanto, te convido a ler e refletir nesta oração:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna.

Tempos atrás um homem nos ensinou sobre paz vivendo-a, mas também nos ensinando a duplicar o que estava sendo feito por Ele. No Evangelho de Mateus capítulo 5 versículo 9 diz: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Pacificador é aquele que traz paz ao ambiente, boa harmonia, bem estar e tranquilidade. Segundo o dicionário Aurélio pacificador é aquele que pacifica ou restabelece a paz. Francisco de Assis levava isso tão a sério que não queria a paz apenas para ele, queria ser um instrumento do Senhor para levar paz para aqueles que estavam ao seu redor. Cristo conquistou lá na cruz a nossa paz com Deus, quando Jesus foi crucificado, morto e ressurgiu Ele nos justificou diante de Deus o qual nos adota como seus filhos desde o momento que seguimos a Jesus Cristo. Sendo Deus perfeito nos amou incondicionalmente e nos proporcionou a paz em seu Filho, então cabe a cada um de nós duplicar essa idéia divina promover a paz até mesmo para aqueles que achamos que não merecem.
Portanto, vivamos em paz, com paz, pela paz apesar de muitas vezes não estarmos em paz, porém com esperança de que logo em meio à dificuldade e a crise vem a paz quando queremos vê-la, pois já está diante de nós o tempo todo e disponível a cada um de nós todos os dias. Que sempre tenhamos consciência que ter paz não significa ter status, fama e poder. Ter paz é ser feliz com o que se tem! Hoje temos paz porque um dia alguém deu sua vida lá na cruz para que andássemos com paz na vida espalhando essa paz por onde for. Sem falar de paz, mas vivendo a paz o tempo todo.

NEle que é a verdadeira paz sem guerra e nos deu paz com Deus, para vivermos em paz uns com os outros.

Graça, paz e bem!
Daniel Lima
-- 
Mantidos pela Graça... 
Conectados pela Causa... 
Chamados para uma Missão... 
Marcados pelo Amor... 
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas