quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aceitar ser Aceito

Paul Tillich em sua famosa obra The shaking of the foundations disse: 
 “A graça nos atinge quando estamos em grande dor e desassossego. Ela nos atinge quando andamos pelo vale sombrio da falta de significado e de uma vida vazia... Ela nos atinge quando, ano após ano, a perfeição há muito esperada não aparece, quando as velhas compulsões reinam dentro de nós da mesma forma que têm feito há décadas, quando o desespero destrói toda alegria e coragem. Algumas vezes naquele momento uma onda de luz penetra nossas trevas, e é como se uma voz dissesse: 
'Você é aceito. Você é aceito, aceito pelo que é maior do que você, o nome do qual você não conhece. Não pergunte pelo nome agora; talvez você descubra mais tarde. Não tente fazer coisa alguma agora; talvez mais tarde você faça bastante. Não busque nada, não realize nada, não planeje nada. Simplesmente aceite o fato de que você é aceito'.
Se isso acontece conosco, experimentamos a graça". 
(Paul TILLICH. The shaking of the foundations. Nova York: Scribner's, 1948, p. 161,2.)
O grande problema quando se está no erro é aceitar que somos aceitos por Deus independente da situação pecaminosa que nos encontramos.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim (2 Co 12:9). Qualquer que seja o meu erro eu não posso baixar a minha cabeça diante de Cristo, triste como se o amor dele estivesse limitado ao meu erro. Jesus não veio para o super crente, Ele veio para o fraco, para o vacilante, para o que reconhece que é pecador, mas mesmo assim prossegue na caminhada da fé. Ao levantarmos nossa cabeça diante de Cristo ficamos surpresos com o fato de mesmo vacilantes somos aceitos por Ele, ficamos surpresos com a compreensão, amor e compaixão de Deus para conosco. O amor do nosso Pai é maior do que nós, é maior do que nossos erros, porém não nos dá liberdade de sempre cometermos o mesmo erro.
         O filho pródigo no evangelho de Lucas 15:18 disse: “Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti” [Nova Versão Internacional]. Ele reconheceu seu erro, decidiu voltar para a casa do pai, ou seja não se aproveitou da bondade do pai ao ponto de que queria ser recebido pelo menos como escravo (empregado), na mente dele era inconcebível o fato de ter feito tal coisa e o pai mesmo assim o aceitar de volta como filho amado, o caçulinha querido. O pródigo quando pediu sua herança em outras palavras ele estava pedindo que o pai morresse, pois só na morte do pai haveria herança para desfrutar.
         A graça do Senhor é como uma esmola dada a um mendigo. Ele precisa daquilo e alguém vem e dar, muitas vezes até sem merecer, mas a esmola é dada. A graça do Senhor vai além do que pensamos e limitamos. Só quem não tem orgulho em si aceita a esmola da graça que é admirável, já que não merecíamos e mesmo assim nos foi dado.
         Está errando ou vacilante? Ótimo, Levante-se vá para o caminho de volta para a casa do pai, aceite em seu ser que o Pai o aceitará sempre de braços abertos. Ainda que o marido aponte os erros da esposa, ou vice-versa, ainda que os filhos falem dos erros dos pais e outras situações. Deus não aponta nossos erros como crítica constante para nos deixar ainda mais triste, Ele simplesmente nos corrige mostrando-nos amor e fala pra todo mundo “alegremo-nos porque este estava morto e reviveu...” Viva no Senhor e para o Senhor, Ele nos ama como somos, nos compreende e aceita-nos com nossas fraquezas nos aprimorando a cada dia através do seu Evangelho. Enfim aceite ser aceito por este amor inexplicável do nosso Eterno Pai.

Nele que nos aceita como somos.
Daniel Lima

Um comentário:

  1. Mas do que nunca, a questão do ser tem se tornado uma grande problemática,o homem a cada dia está perdido em si mesmo e perdido dentro da igreja;se pois não queremos nos aceitar, como aceitaremos a Graça da salvação em Cristo jesus. Bela palavra...tá de parabéns!!Continue assim pastor

    ResponderExcluir

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas