segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ser ou não Ser?

A famosa frase "Ser ou não ser, eis a questão" (no original em inglês: To be or not to be, that's the question) vem da peça A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare. Encontra-se no Ato III, Cena I e é frequentemente usada como um fundo filosófico profundo. Sem dúvida alguma, é uma das mais famosas frases da literatura mundial. Gostaria que você refletisse neste momento numa palavra pequena, mas com grandes significados, AMOR. Sendo assim modifico a indagação de William Shakespeare para “Ser ou não ser amoroso, ter ou não ter amor?
Algo que realmente marca a parábola do filho pródigo é o amor do pai, um amor incondicional e abundante. Portanto nos vem a reflexão: estamos amando uns aos outros abundantemente ou estamos nos opondo? O outro não o nosso inimigo para nos opormos a ele, o outro é o nosso próximo para que possamos mostrar o amor de Deus que deve estar em nós. Ser amoroso uns com os outros é nosso dever até mesmo com o nosso inimigo, pois se ele é inimigo é porque se fez seu inimigo e não porque você o constituiu seu inimigo. Ter amor é o nosso dever quando alguém cair ajude-o a levantar. Amar vai além de meras palavras religiosas bem articuladas, amar é atitude de alguém que se dispõe a amar sem querer nada em troca. Observemos o filho pródigo ele pediu tudo que era dele, pediu a sua herança sem ao menos seu pai morrer porque queria viver a sua vida distante do pai, muitas pessoas querem viver sua vida distante de Cristo. Porém o filho pródigo é surpreendido por tamanha fome e deseja as alfarrobas que estavam para os porcos e lembra como era bom na casa do meu pai, ao mesmo tempo ele pensa que o fato dele ter entristecido tanto seu pai iria ser um bloqueio para ser aceito novamente como filho, mas o pai o surpreende esperando sempre o retorno do seu amado filho. Não existe nada neste mundo que façamos para o pai nos amar mais, como também não existe nada no mundo que façamos para que ele nos ame menos.


Deus nos ama como somos e mandou seu filho Jesus Cristo não para morrer pelos bons, e sim pelos malfeitores e transgressores. O amor de Deus não é para os supercrentes que se acham certos demais. Não é para religiosos que acham que sua religião ou denominação é a certa. O amor de Deus é para os sobrecarregados, para os vacilantes, para os que admitem que são pecadores. O amor de Deus é para ser compartilhado e praticado. O amor de Deus não é para aqueles que acreditam apenas em Cristo, mas sim para os que vivem em Cristo e para Cristo.
Saiba que quando você sair da casa do pai ele sempre estará aguardando sua volta e quando voltar haverá festa que ele mesmo patrocinará, além de te vestir com a melhor roupa, colocar sandálias e de dar um anel. A melhor roupa representa Cristo, o Filho que morreu na cruz para que a justiça que satisfaz a Deus revista o pecador, com Cristo nossa melhor roupa os trapos de um passado acusador não está mais sobre mim.  As sandálias representam o poder deste amor revelado na salvação de Deus, que separa o filho de Deus da terra suja e promiscua. O anel além de representar uma nova aliança entre o filho que estava morto no pecado e agora é alcançado pelo amor do seu pai, também representa o Espírito Santo como o selo aplicado por Deus. O que chama a atenção é que esses adornos permitia que o filho pródigo estivesse a altura do seu pai rico.
Assim como o pai amou seu filho e o fez sentir esse amor, devemos deixar de falar de amor para viver o amor e em amor uns com os outros. Viver como este pai que não apontou os erros do filho antes o abraçou, o levou para casa, vestiu e fez grande festa. Entendamos que se alguém está vivendo uma vida errada mais do que ninguém essa pessoa precisa ser alvo de demonstração deste amor do nosso Pai Eterno. Como em amor queremos ser perdoados, também em amor perdoemos os erros dos outros. Que em nós esteja sempre um amor abundante pelas vidas, de modo que nos doemos por elas, para que através de nós seja proclamado o Evangelho do Amor e possamos Ser amoroso e ter amor.

Nele que nos envolve com amor abundante e sem fim.
Daniel Lima

2 comentários:

  1. que texto abençoado, Deus falou ao meu coração. Deus grandiossamente te abençoe Pr Daniel. Vc é benção de Deus. valeu.

    ResponderExcluir

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas