terça-feira, 26 de julho de 2011

O rebelde escondido em nós

Sempre queremos ser o bonzinho, ou o mocinho da história, até mesmo se errarmos ainda queremos assim ser bem compreendidos, perdoados e reintegrados ao grupo. Agora se alguém erra, somos os primeiros a preparar a forca, ou trazê-lo a praça para uma sessão de apedrejamento como se aquela pessoa não pudesse se erguer, arrepender-se e mudar de vida. Em contra partida acreditamos em transformação, porém sem dar espaço para o outro mudar ou demonstrar sua mudança. Somos egoístas, mesquinhos, amantes de nós mesmos. O outro não existe em nós, pois o que predomina em nós é o “EU”.
Nesta maravilhosa parábola do filho pródigo cheia de ricas lições, vemos que o filho mais novo era totalmente irresponsável, pegou todo dinheiro que tinha desperdiçou com prostitutas e com o que a Bíblia chama de “vida rebelde”, porém a Bíblia não nos diz tudo que ele fez. Finalmente ele acabou quebrado e sem lugar para ir, a não ser o seu lar junto ao seu pai. Finalmente quando ele chega em casa já exausto  da vida rebelde e não tinha mais soberba reconheceu seu erro o pai o perdoou e celebrou grande festa. Todavia o irmão mais velho não gostou muito da idéia de se alegrar com o seu irmão mais novo que agora voltara para casa vivo, reconhecendo seu erro e disposto até mesmo a ser escravo do seu pai e com isso nos mostra o rebelde que estava escondido dentro dele o egoísmo.
Observe o versículo 29 do capítulo 15 do evangelho de Lucas: “...o Senhor nunca me deu nem ao menos um cabrito para EU fazer uma festa com os MEUS amigos.” Ele não queria ter uma festa que pudesse se alegrar com seu irmão, seu pai e toda sua família, o mais velho queria era que o pai patrocinasse uma festa que fosse apenas pra ele  e seus amigos, puro egoísmo. Existe muitos assim que não se alegram com a vitória do nosso irmão de igreja, não se alegra com uma conquista profissional até mesmo de uma pessoa não convertida ao Evangelho. Pessoas estas que querem apenas que Deus nosso Eterno e amoroso Pai satisfaça nossos caprichos e vontades.
A rebeldia apresentada pelo filho pródigo teve um arrependimento ele deu-se conta que tinha errado e estragado tudo. Porém ele humilhou-se e voltou para o seu pai. Ser cristão não faz de você alguém perfeito, somos diferentes uns dos outros e até mesmo imperfeitos. A vida é como uma imensa colcha de retalhos onde cada um tem uma cor, tamanho, tipo do tecido, com os mais variados valores e as mais variadas qualidades. Você ainda vai errar e até é melhor que erre do que ser um rebelde escondido em mim mesmo, ainda que você seja a pessoa mais rebelde que você conhece. O mais importante a ser aprendido na vida deste filho pródigo, o rebelde, é o humilde arrependimento diante do pai. Saiba que quando você se arrepende você está entrando no caminho de volta para a casa do pai. Só não encubra seus erros, pois cedo ou tarde esse rebelde escondido em você mesmo se apresentará. Quando alguém errar e reconhecer seu erro alegre-se, não o critique tentando se mostrar mais certo que o outro, seja você mesmo em Cristo e ele será vivo em você e através de você.

Nele que nos faz entrar no Caminho de volta pra casa em arrependimento.
Daniel Lima

Um comentário:

  1. O interessante na historia do filho prodigo é o fato de Deus mesmo sabendo de toda a rebeldia que havia dentro do coração do filho, porém em momento nenhum interferiu que o mesmo fosse embora.

    Deus é Deus porque não decide por nós.

    Arrepender-se nos dias de hoje têm sido só mais uma teoria de vida, por isso que a maioria das pessoas vivem como vivem.

    Por esse motivo antes que alguém se arrependa que ela tome conhecimento do verdadeiro amor. Se preocupar em mostrar o arrependimento (digo, só ele) é como querer imputar da verdade que para nós é a verdade. Porém quando se ama sem reservas
    não é imputado uma verdade mas sim um sentimento.

    Dai tudo muda.

    Deus te abençoe Daniel

    Tu e cara meu brotherrr

    ResponderExcluir

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas