sábado, 6 de agosto de 2011

Não quero pertencer à igreja!

Cada vez mais vejo que a instituição (igreja denominacional) está distante do Evangelho de Cristo, deixamos de ser igreja para pertencer à igreja. O ser igreja é compreender que Deus nos ama como somos e não como deveríamos ser, ou como a denominação diz que deveríamos ser. Ser igreja é amar mesmo sem ser amado, é saber que sou habitação de quem tanto me amou e me ama em sua infinita graça e misericórdia mesmo sem merecer. Agora pertencer a igreja é outra coisa totalmente diferente dos princípios de Cristo, pertencer a igreja vem o preconceito, o amor teórico, o pertencer a igreja é simplesmente estar na igreja instituição. Cristo não nos chamou para pertencermos a igrejas belíssimas e sim para sermos belíssimos como igreja. Viver como igreja é mais importante do que erguer templos enormes para encher de pessoas, indivíduos que se fecharão naquele clubinho social e muitas vezes condenando até outras igrejas.
Os que pertencem à igreja muitas vezes descrevem um Jesus bem diferente do Jesus dos evangelhos, um Jesus tirano que por qualquer coisa se distancia de você e ainda te castiga, quando na verdade o Evangelho nos diz: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Deus nos amou não porque somos bonzinhos ou porque merecíamos seu amor, Ele nos amou justamente porque não tinha quem nos amasse. O texto que se encontra em Mateus 9:9-13 diz:
E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.
E aconteceu que, estando ele em casa, sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.
E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.
Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

No texto acima vemos que Jesus amou quem era odiado pela sociedade judaica o publicano. Os publicanos eram vistos como amaldiçoados. O Senhor não veio para os super crentes que pertencem à igreja, veio para os pecadores que se esforçam para ser igreja. É interessante que o Senhor chama Mateus (Matias em hebraico) com um termo aramaico akoluteo (Segue-me!) que significa “ir atrás de”, ou seja o Senhor o chamou para ir atrás dele e não ser guiado pelo preconceito dos religiosos da época (os fariseus) que eram tratados como hassidins um termo hebraico que quer dizer “leais a Deus”, pois eram os sacerdotes e doutores da lei, temidos por seu rigor e poder político. Hoje em dia os que pertencem à igreja e estão na igreja são vistos da mesma forma que os fariseus da época de Jesus e tratam outros como publicanos, mas graças a Deus que Jesus veio justamente para os pecadores. E Jesus confronta os religiosos com a frase “Misericórdia quero, e não sacrifício”. O sacrifício mais importante, maior e agradável para Deus é o nosso amor sincero e isso só faz quem quer ser igreja.
Estar na igreja nos limita, pertencer a igreja nos isola, ser igreja nos uni e nos faz ser de fato discípulos que anda atrás de Jesus. Seja igreja para servir e adorar a Deus em todo e qualquer lugar, seja igreja para pertencer a sociedade e fazer a diferença do que serve a Deus e do que não serve através do amor puro e verdadeiro sem querer nada em troca. Quem é igreja acolhe, quem pertence a igreja exclui, separa, quem está na igreja não consegue ir atrás de Jesus porque está preso a costumes e ao legalismo farisaico. Somos igrejas não por causa da denominação que estamos, ou por causa dos grande e modernos prédios, somos igreja porque em nós habita o Espírito Santo de quem se doou por nós como prova do mais verdadeiro e puro amor.

Nele que nos ama e nos chama para Ser igreja e não para estar  nas quatro paredes da igreja.
Daniel Lima

2 comentários:

  1. De fato há uma grande diferença em pertencer a igreja e ser igreja.Lamentavelmente ainda está impregnada na mente dos crentes a ideia de igreja como instituição templo. O grande desafio está em mudar a mente do povo e levá-los a refletir sobre o verdadeiro sentido de ser igreja de Cristo. Há um abismo enorme entre igreja de Cristo, onde reúne os santos em todos os lugares e épocas, e denominação, que trata apenas de questões institucionais. Parabéns pelo texto e pelo Blog Pr Daniel. Prossiga!

    ResponderExcluir
  2. SOMOS TEMPLO E MORADA DO ESPIRITO SANTO, ERA-MOS ANTES COMO OVELHAS DESGARRADAS SEM PASTOR MAS JESUS POR SUA INFINITA GRAÇA NOS FEZ, HERDEIROS DO CÉU E O ESPIRITO DELE ABITA EM NÓS, VAMOS A TEMPLOS FEITOS POR MAOS DE HOMENS MAS CONSAGRADOS A DEUS PRA ADORAMOS, MAS A VERDADEIRA IGREJA SOMOS NOS. DEUS ABENÇOE PASTOR DANIEL POR ESSAS MSG QUE EDIFICAM E ESCLARECEM MUITAS COISAS.

    ResponderExcluir

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas