sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Vencendo o Fantasma do Passado


Cada um de nós passa, passou ou passará por momentos que nos marcam e nos entristecem. O que não pode acontecer é ficarmos presos a estes momentos que nos angustiaram. Superar é preciso! Existem pessoas que não rompem os elos com o passado e por isso ficam paralisadas, muitas vezes sem ninguém para conversar por que não confiam em ninguém devido às decepções no passado. O passado às vezes nos tiraniza, nos maltrata e nos escraviza. Então, ficamos deprimidos devido à opressão sofrida. Muitas vezes o passado nos vem realmente como um fantasma para nos assombrar e nos impedir de vivenciar o hoje.
Esta semana estive conversando com um rapaz que me disse: “Não consigo confiar em minha esposa, porque já fui traído antes, então penso o tempo todo que ela também pode me trair”. O detalhe é que ele sabe que a esposa dele o ama e que não faria tal coisa, mas ele fica nesta loucura de ir ao trabalho dela de surpresa, vai à faculdade e fica observando de longe se ela sai com alguém e sabe o que ele viu? Nada, em nenhum momento se fundamentou tal absurdo que se passa em sua mente. Ele disse: “Esta desconfiança que tenho é algo tão diabólico que às vezes fico olhando para onde ela olha, quem está olhando para ela e acabamos discutindo sem motivo algum”. Observe como esse rapaz é refém do passado. Ele não consegue superar o que passou e viver uma nova vida. Ele me contou que gostava muito de uma namorada que era como esposa para ele. Certo dia ela chegou a ele e disse estou grávida, ele ficou feliz da vida achando que seria pai e acreditou nisso durante os 8 meses da gestação, mas ela o chamou e disse não é seu, o filho é de fulano. De lá pra cá ele disse que não consegue amar e pensa que a qualquer momento vai se decepcionar. Acredito que ele também precise de apóio profissional, mas no que posso irei ajudá-lo a exterminar esse fantasma que o rodeia com o Evangelho.
Outra situação são pessoas que erram e não se perdoam e sempre vem o fantasma da acusação pondo o dedo em seu rosto dizendo você errou. Isso também me lembra um caso de uma mulher que me disse não conseguir se perdoar pelo que passou. Ela se afastou da igreja e nesse período fez algumas coisas na área sexual, quando se lembra chora e sente muita vergonha. O próprio Eterno lançou os nossos erros no mar do esquecimento e não se lembra mais, porém acabamos chegando com nossa varinha de pesca lá no mar do esquecimento só para pescar os erros do passado, não só isso, mas pescamos até as decepções.
Se você vive habitando em um lugar que é constantemente atormentado por fantasmas, chegou à hora de mudar de habitação. “Aquele que vive na habitação do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso desfrutará sempre da sua proteção” (Salmos 91:1). Este salmo foi escrito por um sacerdote hebreu no período pós-exílico. O objetivo dele foi encorajar a comunidade dos fiéis, pois é um testemunho entusiasmado sobre a segurança e a paz que todos aqueles que têm verdadeira fé no Senhor podem experimentar no decorrer de suas vidas.
Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1). A Boa Notícia é esta, não existe mais condenação uma vez que estou em Cristo, Cristo em mim e eu manifestando isso para todo o mundo. Para vencer esse fantasma do passado que nos condena o tempo todo tirando a nossa paz, preciso estar em Cristo, pois “se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas já passarão e tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17). Sofrer é necessário no aprendizado, quantas vezes não levamos umas tapinhas dos nossos pais quando crianças para aprender que não pode fazer determinadas coisas. A vida é assim, junto com o sofrimento vem o aprendizado, mas não podemos deixar que essas marcas nos impeçam de viver o que nos é proporcionado como dádiva hoje. Afinal, já passou, ainda que sintamos doer lá dentro estamos vivendo outro momento, muitas vezes deixamos de nos alegrar por conta do passado que nos impede de desfrutar a felicidade do agora. Saiba e acredite que o passado foi “... para o vosso benefício, para que a graça, que está alcançando mais e mais pessoas, faça transbordar as muitas ações de graça para glória de Deus” (2 Coríntios 4:15). Agradeça pelas alegrias, mas também agradeço pelos sofrimentos e tristezas, esse é um grande passo para vencer o fantasma do passado. Seja grato por que você aprendeu e não ficou lá prostrado, mas avançou e está nesta posição hoje lendo este artigo. Ainda que te apontem pelo teu passado, ainda que você mesmo se aponte pelo que você já fez, alegre-se, agradeça porque você passou e não está lá naquela situação. O Eterno não te aponta! Agora pare e pense nisso: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas. Todavia, eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17,18). Se você pensa que não tem nada para se alegrar comece a pensar no que passou, as vezes que chorou, as angústias, veja seus álbuns de fotos e perceba que nos momentos difíceis de sofrimento você não ria espontaneamente, mas perceba que tem diversas fotos após os momentos difíceis que você está sorrindo. Não sofra pelo buraco que um dia caiu, alegre-se porque saiu dele. Não permita ser boicotado por você mesmo, viva vida abundante. Extermine o fantasma do passado de uma vez por todas com umas boas risadas. “Sofremos pressões de todos os lados, contudo, não estamos arrasados; ficamos perplexos com os acontecimentos, mas não perdemos a esperança; somos perseguidos, mas jamais desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus, da mesma forma, seja revelada em nosso corpo” (2 Coríntios 4:8-10). Se cair, levante-se! Tropeçou em meios as decepções? Se levante! Ainda que o fantasma do passado venha te amedrontar faça careta pra ela e diga sorrindo: “Isso não me pertence mais”.

NEle que não existe fantasmas do passado, mas cravou na cruz todo sofrimento, angustia e dor.

Daniel Lima
--
Mantidos pela Graça...
Conectados pela Causa...
Chamados para uma Missão...
Marcados pelo Amor...
Que assim seja nosso caminhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas