terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bondade e Misericórdia


Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida: e habitarei na casa do Senhor para sempre.” (Salmo 23:6)

O imediatismo e o ativismo que nos rodeia gera em nós o estresse uma doença tão comum que é chamada de a doença do século. A agitação do nosso dia a dia nos faz verdadeiros robôs, tudo já está programado em nós e lamentavelmente há pessoas que vivem um relacionamento automatizado ao invés de celebrar a liberdade em Cristo. Precisamos sair desta situação e refletir constantemente onde estávamos e onde estamos agora. Se cairmos na automatização ao invés da adoração em espírito e em verdade não podemos desfrutar dessa bondade e misericórdia disponível para cada um de nós.
É interessante e triste ao mesmo tempo o fato da igreja ter deixado o conceito de pobreza e riqueza conforme a sociedade dominar a mente dos cristãos. O que mais se fala nas igrejas é prosperidade, “você tem que ser cabeça e desfrutar do melhor desta terra.” Desta forma a bondade e a misericórdia do Senhor chega como uma carência e não como uma dádiva. Observemos que o salmista começa dizendo: “O SENHOR é o meu pastor; Nada me faltará.” Para desfrutar desta dádiva dada pelo próprio Deus é necessário fazer do Senhor o centro. Quando focamos nas mandigas oferecidas por líderes religiosos que descentralizam a fé em Cristo, tais como rosa, lenço, etc. O Senhor deixa de ser o nosso Pastor e Senhor, passando a ser algo que ocupa apenas o segundo plano.
Um pastor de ovelhas como é narrado no Salmo 23 é alguém que se dedica a domesticar animais como ovelhas, cabras e outros. Referindo-se a igreja o pastor é alguém que cuida das necessidades espirituais das suas ovelhas (cristãos). Enfim, o pastor é alguém que cuida e apascenta, conscientes disto percebemos que o salmista declara que é o Senhor que cuida de cada um de nós e nos supre, portanto devemos depender exclusivamente dEle.
O Senhor é quem nos governa, nos guia, é nosso “patrão”, é o nosso “senhor feudal”, ou seja, não podemos ser guiados por preceitos humanos e sim por preceitos divinos fundamentados no Evangelho. Então, parafraseando este texto ficaria da seguinte forma: “O que nos governa é quem cuida de nós por isso nada me faltará”. Quando fazemos de Jesus o nosso Pastor e Senhor (“O Senhor é o meu Pastor”) somos cuidados e guiados por Ele, dependemos inteiramente dEle,daí nada nos falta, porque Ele é tudo pra nós e em nós. Logo, não ficamos frustrados se não alcançamos o que pra sociedade é riqueza, porque de nada temos falta, nosso maior tesouro esta dentro de nós, não há o que temer porque estamos com o Emanuel (Deus conosco).
Descansemos nesta bondade e misericórdia de quem nos conhece por dentro e por fora, que sabe nossos erros e defeitos e mesmo assim nos ama tanto, de modo que sua misericórdia se renova a cada manhã. Com isto só nos resta ser dominado pelo Espírito de Deus e assim seremos transformados de alguém que estava dormindo sem desfrutar da graça de Deus, para alguém que está acordado e caminha em Cristo que é nosso Caminho e com Cristo que é o Deus conosco. Portanto, amemos o Senhor de tal modo que possamos perceber a cada dia, o tempo todo a sua bondade e misericórdia agindo para que nada nos falte.

Nele que deseja ser o Senhor para nos governar e o Pastor para cuidar de cada um de nós.
Daniel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas