domingo, 7 de agosto de 2011

Que graça é essa?

Efésios 2:4-7
“No entanto, Deus, que é riquíssimo em misericórdia, por meio do grande amor com que nos amou,
Deu-nos vida com Cristo, estando nós ainda mortos em nossos pecados, portanto: pela graça sois salvos!
Deus ressuscitou com Cristo, e com Ele nos entronizou nos lugares celestiais em Cristo Jesus,
Para revelar nas eras vindouras a suprema riqueza da sua graça, por intermédio da sua bondade para conosco em Cristo Jesus.”
---------------------------------------------------------------------------------------------
Por causa do pecado de Adão, todo ser humano está espiritualmente morto. Somente Deus através de Jesus Cristo nos dar vida nova e salvação dessa condição de óbito espiritual. Pela infinita misericórdia de Deus, Ele entregou seu Filho por nós quando ainda estávamos distantes e mortos no pecado. Deus nos amou não porque o amamos primeiro e sim porque é riquíssimo em misericórdia. Foi deste modo que se manifestou o amor de Deus para conosco: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por intermédio dele. Assim, nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:9,10). Ele nos ressuscitou e rasgou toda carta de acusação contra nós quando nos justificou nEle, nos habilitando a sentarmos nos lugares celestiais em Cristo. Falamos muito de Jesus, mas não vivemos para Jesus.
A graça de fato só e a dádiva de Deus para nós quando não nos achamos merecedores dela, pois não tem nada que possamos fazer para merecê-la e não há nada que possamos fazer para desmerecê-la. Deus nos amou consciente que somos pecadores. Estávamos no lamaçal do pecado e o Senhor estendeu a mão para nos tirar de lá porque Ele é misericordioso e bondoso. Definitivamente não há nada da parte do homem que tenha valor ou capacidade para influir em sua salvação pessoal. A salvação é um dom, uma dádiva de Deus para o homem. É o caso do filho pródigo, o filho pediu a parte da herança, gastou tudo com prostituição, e coisas más, porém o seu pai o aguardava em casa de braços abertos que quando viu o filho correu ao seu encontro, o beijou e fez uma grande festa.
Vemos em muitas instituições que não funciona bem desta forma. Existe denominações que parecem até ter a chave do céu para fazer alguém entrar e outros não. A igreja tem falado tanto de prosperidade, vitória em diversas áreas, conforme a sociedade diz o que é escassez e fartura, que está se distanciando da graça. Muitas vezes exaltamos tanto a doutrina da igreja local que até parece maior que a bíblia, se alguém não cumprir com as normas da igreja disciplinamos, crucificamos, excluímos. E o que Jesus nos ensinou ao salvar aquele ladrão da cruz? Ele viveu toda uma vida errada, em nenhum momento Jesus falou de seus erros, apenas disse: “hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. E o caso da mulher adultera que foi apanhada em adultério? Jesus não a condenou simplesmente disse: “Vai e não peques mais”, Jesus não criticou e disse que precisaria ficar uns três meses em disciplina sendo ministrada por ele para depois ser absorvida, foi instantâneo. Como muitas igrejas podem dizer que são evangélicas se na verdade nem estão vivendo fundamentadas no Evangelho de Cristo?
É necessário também diferenciarmos a nossa liberdade em Cristo e libertinagem dizendo que é em Cristo. A graça anda junto com a responsabilidade humana. Graça não é um ato irresponsável de eu peco e Jesus perdoa que acaba entrando num ciclo vicioso. A graça me coloca na dimensão de filho por adoção de quem criou o mundo e como tal devo proceder. Devo levar o DNA do Pai, amar como Ele ama, olhar como Ele olha, perdoar como Ele perdoa... A graça me convida a seguir os passos de Cristo em liberdade e não de homens em escravidão. Quando Cristo através da graça está em nossos corações, andamos em Seus caminhos. Ninguém conhece o amor se não abrir seu coração e andar no Caminho da graça de Deus (Jesus). Ainda que não podemos enxergar Jesus com os nossos olhos carnais, podemos crer com o coração e demonstrar essa graça para os outros, desta forma não só enxergaremos pela fé como faremos outros enxergarem essa graça manifesta em nós de modo que vão querer desfrutar dela também.

Nele que de graça nos convida a seguir seus passos e conduzir outros a Ele que é o Caminho da graça a ser percorrido.
Daniel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas