quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os dois caminhos




Mateus 7: 15 - 20
"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram".
"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?
Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.
A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.
Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
"Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’
Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ "
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

Nem tudo que diz ser evangélico é do Evangelho de Cristo! Em Cristo e para Cristo é que somos convencidos e vivemos a renovação da mente. Sem Jesus nem mesmo a Bíblia faz bem, pois sem Jesus fazemos da bíblia um amuleto religioso e não nossa bússola que deve nos orientar no Caminho. Sem Jesus muitas vezes utilizamos o próprio “evangelho” para matar os outros com religiosidade. Daí muitos dizem que Deus disse muita coisa, onde na verdade Deus está olhando do seu com sua mão no queixo dizendo para seus anjos: Como pode eu não disse nada para esse cara e ele está dizendo que eu falei algo sem ter falado. Conhecemos de fato um discípulo de Cristo pelos seus frutos, como também conhecemos o que se diz ser discípulo pelos seus frutos.
Ser crente hoje em dia é moda, os crentes se secularizaram tanto que todo mundo quer ser crente, porém ser discípulo de Cristo poucos querem. Outros não querem nem ouvir falar em crente devido o legalismo que gira em torno desta palavra. Todavia Cristo nos convida não para ser crente e ostentar placa de igreja, mas sim para ser discípulo e produzir o fruto de discípulo. Muitas igrejas hoje excluem membros por não cumpri com a doutrina da igreja, porém Jesus fala que não podemos nem mesmo tirar o joio do trigo, ou como o texto acima do evangelho de Mateus fala existe lobos disfarçados de ovelhas. Daí pode-se excluir ovelha pensando que é lobo e ficar com a igreja cheia de lobo.
Diversas pessoas vão para igrejas e querem ser crentes, mas hoje eu quero te convidar não para ser crente, mas para ser discípulo de Jesus e produzir frutos de justiça. Não seja mais um que julga os outros pela aparência, não vá logo dizendo que fulano ou beltrano é uma bênção sem antes conhecer os frutos. Vamos sair das quatro paredes de nossa igreja e vamos semear o Evangelho de Cristo não a religião, mas o viver em Cristo e com Cristo. Se o caminho para o céu fosse cumprir o que a igreja muitas vezes fala seria fácil, seria o caminho largo e não estreito. Para se ter vitória, existe campanhas, para vencer o mal nas finanças, casamento e outras coisas mais tem o azeite ungido no monte Sinai. Enfim seria muito simples viver esse tipo de evangelho, mas como o próprio texto de Mateus ainda no capítulo 7 fala que o caminho que leva o homem ao céu é estreito, é ser discípulo e não crente apenas.
Quando se trata de ser discípulo poucos permanecem no Caminho, pois requer renúncia e muitos não suportam o negar a si mesmo, as renúncias do “EU” e da sociedade cada vez mais materialista. O interessante é que a idéia de dois caminhos é muito anterior a Cristo, data 400 a.C. e foi difundida através do trabalho filosófico de Sócrates. Esses dois caminhos permanecem, como sempre permaneceram, diante de nós, por qual percorreremos a nossa caminhada, O largo das facilidades e formulas mágicas sem Cristo, ou o estreito onde Cristo é o próprio Caminho a ser percorrido? Portanto, precisamos ser discípulos de Cristo, para que o Espírito Santo gere em nós o Fruto do Espírito de modo que produzamos frutos dignos do Evangelho, frutos de justiça.

Nele que nos convida a caminhar com Ele o Caminho da graça que requer renúncia.
Daniel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas