quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Criando Deus


Honestamente, o Deus que me apresentaram nos últimos anos é pequeno demais para mim.

Tornaram-no mesquinho, bitolado, rude, legalista, não perdoador e tão odioso como somos todos nós.

Blaise Pascal disse: "Deus fez o homem à sua semelhança, e o homem em retribuição, fez Deus à sua imagem."
...
Hoje eu creio num Deus que conhece toda a história de minha vida, todos os meus momentos de fraqueza, de vergonha, de desonestidade.

Eu sei que Ele poderia estar dizendo agora mesmo: "Você tem uma fé superficial e inconstante, mas Eu te desafio a confiar que Eu lhe amo do jeito que você é.

E não do jeito que você deveria ser...

...Porque você nunca será o que deveria ser.

Adaptado de Brennan Manning
---------------------------------------------------------------------------------------------

De fato a igreja tem gerado um Deus que não é aquele Todo Poderoso, Soberano, Criador, Misericordioso, Amoroso, Perdoador... O que vemos atualmente é um Deus para cada igreja, não é o “Pai nosso que está no céu” e sim “meu pai”. Um deus pentecostal que coloca no leito, um deus reformado que predetermina todas as coisas, um deus neo pentecostal que dá riquezas ao homem e por aí segue. “O povo erra por falta de conhecimento”, se passássemos mais tempo lendo e meditando no Evangelho não seríamos enganados por dogmas humanos. Lamentavelmente a igreja tem falado de um Deus que bani o homem do céu por qualquer coisa, pecou ele castiga e coloca no leito da dor, o que aconteceu com os textos que falam: “as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã”;  “as misericórdias do Senhor é a causa de não sermos consumidos” e “ainda que sejamos infiéis Ele permanece fiel”.  Se Deus fosse como a religião diz que Ele é a salvação seria limitada para aqueles super espirituais, santarrões e os fracos pecadores seriam excomungados, além de ser torturado num leito de dor.
Depender da graça e viver na graça de Deus é maravilhoso, pois vemos que sabendo Deus de todas as coisas, inclusive nossos fracassos e limitações, Ele nos ama incondicionalmente. Não importa como somos Cristo disse: “Vinde a mim”. Quando o Evangelho é vivo em nós somos transformados “porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).  Creia no que o Evangelho de Cristo diz e não o que a religião diz, viva o que o Evangelho manda viver e não o que o líder religioso diz. O interessante é como as igrejas que se dizem evangélicas reagem quando dizemos para seu membros viver a essência do Evangelho e não as doutrinas da igreja, seus líderes se enfurecem e dizem que queremos promover rebeldia, ou uma revolução. A igreja não está pronta para viver o Evangelho, pois ainda bebe da água da religião e não da água da vida.
Viver o Evangelho de Cristo não é viver normas da igreja local, viver o Evangelho é promover essa Boa Notícia ainda que de lábios fechados, mas com um viver que grita o amor, o perdão e a humildade na simplicidade do Evangelho, vivendo e não dizendo. A igreja deita na cama da hipocrisia e se cobre com o lençol da religiosidade tal como aqueles fariseus que Jesus chamou de sepulcro caiado, mas infelizmente o que prevalece dentro das igrejas é aquele ditado que diz: “faça o que digo, mas não faça o que eu faço”.
O que realmente devemos ter em mente é que somos discípulos de Cristo e não de pastores, presbíteros, missionários e diáconos. Quando Jesus é o nosso guia o ditado muda para: “faça o que faço e reflita no que digo”. Deitemos na Rocha (Cristo) e vamos nos cobrir com as verdades, claras, práticas e símplices do Evangelho de Cristo.

Nele que nos chama para conhecê-lo como é e não como dizem que Ele é.
Daniel Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas