quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A igreja morreu?

Quando lemos Atos 2:42-47 vemos uma igreja muito diferente da atual, lá no começo da igreja vemos que não havia placa denominacional, tinham unidade, porém perseveravam na doutrina dos apóstolos, ou seja, ensinavam o Evangelho de Cristo não apenas de falar e sim na prática. A igreja atual está muito mais preocupada com templos ostentosos do que com vidas resgatadas pela graça de Cristo. Observamos no texto que era um conjunto de práticas associadas aos ensinos, onde uma completava a outra, ou ainda uma dependia da outra. Leiamos portanto o texto a seguir:
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.
Como podemos perceber até parece outra igreja das de hoje em dia, porém não parece era de fato outra igreja comparada com as igrejas atuais. Havia dedicação no ensino do Evangelho e conseqüentemente comunhão, que por sua vez gerava solidariedade, união, etc. Quando nos deparamos com textos como esse a primeira pergunta que nos vem a cabeça é e o que houve com a igreja atual? Morreu em suas teologias, dogmas institucionais e não vive para Cristo, por Cristo e em Cristo, porém quer que Cristo viva nela. Nas atuais igrejas nem ouvimos tanto o Evangelho apenas nos deparamos com as palavras de auto ajuda de sempre: “Deus vai te abençoar, Deus vai te dar vitória, é hoje o dia da tua bênção, o anjo da vitória está aqui neste lugar com bandeja na mão, e por aí segue a criatividade mental, mas e o Evangelho? A igreja não se diz evangélica? O Evangelho fica nos porões, manipulam o Evangelho para fazer corrente de carro, campanha da casa nova, culto para isso e aquilo. O Evangelho deixou de ser a base da igreja que se diz evangélica.
Lamentavelmente vemos a igreja ainda mais parecida com uma empresa, logo terão slogans “Igreja Maçã do Senhor uma igreja feita pra você”. Ao invés de pastores tem muito mais gestores. No começo da igreja havia comunhão, a igreja não estava nas quatro paredes e sim fora, vivendo o Evangelho manifestando o caráter de Cristo e em tudo que faziam havia alegria e sinceridade, não era uma troca com o Senhor “Senhor eu vou fazer isso para o Senhor me dar aquilo outro”. Muitas “igrejas” tem tratado Deus como um verdadeiro tio patinhas, outras tratam Deus como um Senhor feudal que pode nos castigar a qualquer momento no tronco. Eles louvavam a Deus e tinham a simpatia do povo a manifestação de amor era algo tão notório que o povo vinha cada vez mais querendo viver para Cristo e em Cristo. Hoje as pessoas não vem para Cristo porque a igreja não promove mais o Evangelho de Cristo promove loucuras, atos insanos e uma “fé” fundamentada em coisas. O que existe nas “igrejas” é uma promoção de cura, vitória financeira, restauração familiar... O Evangelho faz isso também, mas não é isso! Romanos 1:16 diz que “o Evangelho é poder de Deus”.
É necessário perseverar na essência do Evangelho de Cristo, para não apenas nos emocionarmos lendo atos dos apóstolos como algo que passou e deixou saudades, tão pouco ficarmos perturbados porque a igreja se desviou do seu foco (Cristo) e sim resgatar em nós a essência do ser discípulo. Somos igreja do Senhor! A igreja como instituição está falida, acabada, agonizando clamando por socorro. Só há um Caminho que é a verdade e a vida, Cristo. Só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo e não a igreja.
Portanto, tenhamos sempre em mente o seguinte, para que nós como igreja do Senhor não morramos juntos da a instituição precisamos ser transformados com o ensino do Evangelho de Jesus Cristo, vamos ler mais a bíblia, vamos examiná-la mais, homens morreram para colocar o Evangelho em nossas mãos hoje. Não basta apenas ser transformado é preciso transformar ensinando o Evangelho e viver em comunhão nos manter unidos e ter tudo em comum sem placas, sem aprisionar o Evangelho com as correntes do teologismo, mas servir com alegria e sinceridade. Ainda que a instituição esteja morrendo, dando seus últimos suspiros, despertemos para não morrermos juntos, vamos nos render a Cristo examinando sempre as Escrituras e pondo em prática o que dele aprendermos.

Nele que nos tem como igreja e quer que vivamos unidos em alegria e sinceridade sem a barreira denominacional.
Daniel Lima

Um comentário:

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas