quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cansei de ser crente!

  João 21.15-19 (NVI)
15 Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes?” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. 16 Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17 Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama?” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas. 18 Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”. 19 Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: “Siga-me!”


Pare um pouco e reflita. O que Jesus quis dizer com a palavra “segue-me”? Para muita gente ser crente é ser perfeito, é se isolar de tudo e de todos para não se contaminar, outros acham que é ser poderoso e ostentar dons como status de tal poder. Quando confessados a Jesus como Senhor de nossas vidas somos libertos! Porém, muitas pessoas pensam que ser livre é ser poderoso (estar no controle) para elas liberdade é poder fazer o que se quer e não é bem assim. Buscar a liberdade acabou sendo uma prioridade até mesmo dentro das instituições religiosas principalmente pelos crentes. O que sempre temos visto e ouvido ultimamente dentro das igrejas é a tal independência financeira, a prosperidade, com o slogan dê e Deus te devolverá sete vezes mais querem viver muito mais para riquezas desta vida ao invés de viver em Cristo, por Cristo e com Cristo. Adoram muito mais a Mamon do que ao Deus Todo Poderoso.
Ainda há outra situação além dessa tal liberdade para conquistar o poder através de tantas barganhas, os super crentes, ou santarrões. Realmente em Cristo somos santificados, mas é algo gradativo. A santificação que ocorre de imediato em nós é a justificação (Romanos 5), somos lavados pelo sangue de Cristo e adotados como filhos de Deus. Todavia, a minha caminhada como discípulo de Cristo é uma constante busca de santificação, “sede santos como sou santo”. Entretanto, os super crentes são condenadores de plantão, assumindo o papel do próprio diabo (o acusador), olhando os erros dos fracos e apontando-os, esquecendo assim dos seus próprios erros, deformações e limitações. Quando Jesus, após ressuscitar, foi ao encontro de Pedro não foi para condená-lo e sim restaurá-lo, uma coisa apenas lhe importava. O amor de Pedro. Por isso que por três vezes ele insistiu na mesma pergunta: “Pedro, amas-me mais do que estes?” Isso não significa que Deus dependia desse amor de Pedro, mas através do amor de Pedro Deus seria glorificado, porque Pedro se satisfaria em amar o Senhor Jesus. Porém, esse amor também deveria ser manifesto a outros, alimentando-os com Evangelho de Cristo e cuidando deles para continuarem essa caminhada no Caminho da verdade e vida.
Eu não quero apenas ser crente, cansei disso! Eu quero crer, porém quero agir como quem crer, não quero ser um fariseu religioso, quero ser discípulo de Cristo. Quero amá-lo sabendo que tenho limitações, sabendo que mesmo pecador, falho, fraco e muitas vezes sem forças é na minha fraqueza que o poder dele se aperfeiçoa em mim. Ser discípulo é também levar esse amor para outros desfrutarem, o discípulo não condena os outros e tão pouco é hipócrita para dizer que é puro e não peca.  
Você está disposto a ser discípulo? Então, “segue-me” (v. 19).
Portanto, “O que significa quando Jesus diz ‘segue-me’”? (João 21.15-19)
Significa amar ao Senhor de toda a alma, acima de tudo e acima de todos. (v. 15-17), servir ao Senhor de todo o coração e com entendimento. (v. 15-17) Apascentando as pessoas – alimentando-as. Pastoreando as pessoas – cuidando delas. Seguir a Jesus também é viver para o Senhor e não para nós mesmos. (v. 18-19) Viver no vigor do seu Espírito Santo, viver a vontade de Deus, viver nas veredas do Pai – conforme revelação da Palavra e viver os valores do Reino para a glória de Deus.

Nele que nos convida a segui-lo alimentando vidas com o Evangelho e cuidando delas em amor.
Daniel Lima

Um comentário:

  1. Graça, paz e misericórdia.

    Pr Daniel, parabéns seu blog está ótimo. Estou com saudades, todos nós da faculdade. E sobre o que vc escreveu, eu gostei tanto que copiei para o meu blog, dando, é claro, todos os créditos ao senhor. Espero que o senhor não fique chateado.

    Fik na paz!

    ResponderExcluir

Seguidores

O Mundo Todo Online

Nº de Visitas